MDPB Música da Parahyba

“MDPB” Música da Parahyba, recebeu Pedro Osmar em entrevista exclusiva; ouça

Banner Pedro Osmar capaO programa “MDPB” Música da Parahyba, com apresentação de Stela Maris, edição e sonorização de Sérgio Ricardo, recebeu Pedro Osmar no ultimo domingo, 28 de Março de 2021.

Pedro Osmar Gomes Coutinho nascido em João Pessoa-Pb em 29 de junho de 1954, é um cantor, compositor, poeta, músico e artista plástico paraibano. Deu início à sua atividade musical na década de 1960, tocando nos Festivais da Canção em João Pessoa. Assim se inseriu no cenário musical, conhecendo e tocando junto a nomes como Cátia de França, Vital Farias, Xangai, Elba Ramalho, Zé Ramalho e outros artistas. Em 1974 criou, juntamente com Paulo Ró, seu irmão, o grupo Jagua-ribe Carne, que mescla elementos de guerrilha cultural, cultura popular e experimen-tações musicais.

Na efervescência da ditadura o grupo se apresentava na rua, em teatros e escolas, com músicas de protesto e uma estética pautada na performance, no experimento e na música popular local, como por exemplo: caboclinhos, frevo, cambindas e cirandas. O grupo musical já consolidou mais de quatro décadas de atuação, desenvolvendo uma pluralidade de ações coletivas que englobam a produ-ção artística em diversas linguagens e até intervenção direta em projetos de cunho social, educacional e cultural. Partindo do princípio de que é possível documentar e expressar aspectos importantes da história do Jaguaribe Carne e sua trajetória de atividades na cena cultural paraibana, este trabalho reuniu dados de uma pesquisa jornalística de natureza teórico-aplicada, tendo como objetivo geral a elaboração de um produto audiovisual que consiste de um Documentário Jornalístico.

O trabalho estrutura-se com base em áreas do conhecimento acadêmico como por exemplo o jornalismo cultural, atribuindo-lhe a condição de importante porta-voz a serviço das guerrilhas de representações culturais e simbólicas. Em paralelo, um estudo sobre a natureza do documentário, do jornalismo, suas transformações e aproximações. Em termos metodológicos, o trabalho encontra seu desenvolvimento a partir de um cruzamento entre fontes orais, bibliográficas, audiovisuais e musicais.

BLOCO 1 [download id=”2511″]

 

BLOCO 2 [download id=”2514″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
0:00
0:00